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Ferrari em Portugal 290MM

Com o 290 MM a Ferrari regressou ao motor de 12 cilindros, depois das experiências feitas com os 4 e 6 cilindros, e este regresso coincidiu com a saída de Aurélio Lampredi da direcção técnica da marca e da entrada de uma nova equipa de onde faziam parte Vittorio Jano, Alberto Massimino, Luigi Bellantani e Andrea Fraschetti. A melhor forma de distinguir os dois modelos é o facto dos 860 Monza não terem a saída de escape no flanco esquerdo. A vitória de Eugenio Castellotti nas 1000 Milhas de 1956 a 7ª vit.

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Com o 290 MM a Ferrari regressou ao motor de 12 cilindros, depois das experiências feitas com os 4 e 6 cilindros, e este regresso coincidiu com a saída de Aurélio Lampredi da direcção técnica da marca e da entrada de uma nova equipa de onde faziam parte Vittorio Jano, Alberto Massimino, Luigi Bellantani e Andrea Fraschetti. A melhor forma de distinguir os dois modelos é o facto dos 860 Monza não terem a saída de escape no flanco esquerdo. A vitória de Eugenio Castellotti nas 1000 Milhas de 1956 a 7ª vit.

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Ferrari em Portugal 340 America

Apesar de se tratar de um modelo para competição, oito modelos tiveram um uso de estrada e quinze foram usados em corridas. A designação America advém do facto deste motor ter sido testado na Carrera Pan Americana. Em 1952 foi vendido a José Arroyo Nogueira Pinto. II Circuito Internacional do Porto. I Grande Prémio de Portugal.

Ferrari em Portugal 375 MM

Este modelo encontrou uma grande procura nos clientes da marca, que o utilizavam preferencialmente em pista, mas também em estrada. O realizador de cinema italiano Roberto Rosselini e o imperador Bo-Dai da Tailândia foram alguns dos utilizadores dos 5 modelos de estrada construídos. A carreira deste modelo foi curta mas recheada de sucessos, com vitórias nas 24 Horas de SPA, 1000 Km de Nurburgring, 12 Horas de Casablanca, no Circuito de Pescara em 1953 e nos 1000 Km de Buenos Aires de 1954.

Ferrari em Portugal 735S

O Ferrari 735S foi sofrendo evoluções até ao 750 Monza. V Circuito Internacional do Porto. I Grande Prémio do Porto. II Circuito Internacional de Lisboa. IV Grande Prémio de Portugal. VII Circuito Internacional do Porto.

Ferrari em Portugal 750 Monza

No fim de 1950, Lampredi recebe luz verde, e três meses depois surgem os planos para um motor de 4 cilindros de 1985 cc, o tipo 500, que para além da sua arquitetura apresentava outras importantes inovações. Nos finais de 1951, o motor 500 F2 efetua a sua primeira aparição, e revela-se logo de início um motor imbatível na época, dando à Ferrari e a Alberto Ascari os títulos de Campeões do Mundo de Fórmula 1 em 1952 e 1953. A estreia do Ferrari 750 Monza deu-se em 1955.

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