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2º Curso de Iniciação e Desenvolvimento em Modelismo Naval. O 2º Curso de Iniciação e Desenvolvimento em Modelismo Naval inicia-se no Núcleo Naval do Ecomuseu do Seixal, na Arrentela, no início de Setembro do corrente e termina no final de Janeiro de 2010. Estão previstas 40 sessões de trabalho, num total de 140 horas, em regime pós-laboral. A iniciativa possibilita o desenvolvimento de competências t.
2º Curso de Iniciação e Desenvolvimento em Modelismo Naval. Na oficina do Núcleo Naval. Desenho e corte das peças. Primeiro e segundo forro do casco. Preparação e aplicação dos elementos do convés e do leme.
2º Curso de Iniciação e Desenvolvimento em Modelismo Naval. PREPARAÇÃO E APLICAÇÃO DOS ELEMENTOS DO CONVÉS E DO LEME. Aplicou-se um forro interior na amurada, que é rematado em baixo pelo trincaniz ou trincanil e em cima pelo talabardão, também denominado alcatrate ou corrimão da borda. Na proa, para remate e reforço, entre o talabardão e a cinta, colocam-se os barbados que acompanham a curvatura lateral da embarcação. Na oficina do Núcleo Naval.
2º Curso de Iniciação e Desenvolvimento em Modelismo Naval. PRIMEIRO E SEGUNDO FORRO DO CASCO. Já com o modelo fora do picadeiro, aplica-se as tábuas do forro por baixo das tábuas anteriormente colocadas. As voltas seguintes ocorrem dentro do espaço aberto pela tábua do forro anterior. Últimos remates para fechar o primeiro forro do casco. Aplica-se cola no interior do casco para selar juntas e consolidar o forro. Intervala-se as áreas de a.
2º Curso de Iniciação e Desenvolvimento em Modelismo Naval. Concluído o forro do costado, aplica-se o forro do convés. Neste momento, o interior do navio continua parcialmente ocupado com o topo das balizas que deverá ser removido para dar lugar ao convés. Aplica-se um primeiro forro de madeira de marupa, semelhante ao do primeiro forro do costado. Este forro serve para garantir uma superfície lisa e desempolada para o segundo forro, em bét.
2º Curso de Iniciação e Desenvolvimento em Modelismo Naval. Na oficina do Núcleo Naval. Desenho e corte das peças. Primeiro e segundo forro do casco. Preparação e aplicação dos elementos do convés e do leme.
Programme de formation théorique et pratique pour développer des compétences basiques en modélisme naval. 4 Le bordé du pont.
2º Curso de Iniciação e Desenvolvimento em Modelismo Naval. Pode-se produzir um mastro ou verga utilizando, para o efeito, uma vara redonda de faia que se vende, em diâmetros diversos, nas grandes superfícies de bricolage. A peça deve fixar-se convenientemente no torno e começa por ter uma secção quadrada. No entanto, com paci.
2º Curso de Iniciação e Desenvolvimento em Modelismo Naval. A oficina do Núcleo Naval do Ecomuseu Municipal do Seixal fica situada na Avenida da República, na freguesia da Arrentela, concelho do Seixal, na margem do rio Judeu, um afluente do rio Tejo. No interior da oficina, o espaço é acolhedor, funcional e reúne todas as condições para o ensino e a prática do modelismo naval. Os nossos alunos são oriundos dos mais variados horizontes profissi.
2º Curso de Iniciação e Desenvolvimento em Modelismo Naval. DESENHO E CORTE DAS PEÇAS. Um gabarito da peça axial, construído a partir de uma cópia plastificada do plano longitudinal, serve de molde para desenhar a peça no contraplacado. Repare-se nos entalhes para receber as balizas. Separam-se os desenhos das peças da estrutura axial na serra circular e recortam-se as peças da estrutura na serra estacionária. É sempre necessário afinar os cort.
2º Curso de Iniciação e Desenvolvimento em Modelismo Naval. Na oficina do Núcleo Naval. Desenho e corte das peças. Primeiro e segundo forro do casco. Preparação e aplicação dos elementos do convés e do leme.
2º Curso de Iniciação e Desenvolvimento em Modelismo Naval. PREPARAÇÃO E APLICAÇÃO DOS ELEMENTOS DO CONVÉS E DO LEME. Aplicou-se um forro interior na amurada, que é rematado em baixo pelo trincaniz ou trincanil e em cima pelo talabardão, também denominado alcatrate ou corrimão da borda. Na proa, para remate e reforço, entre o talabardão e a cinta, colocam-se os barbados que acompanham a curvatura lateral da embarcação. Na oficina do Núcleo Naval.
2º Curso de Iniciação e Desenvolvimento em Modelismo Naval. PRIMEIRO E SEGUNDO FORRO DO CASCO. Já com o modelo fora do picadeiro, aplica-se as tábuas do forro por baixo das tábuas anteriormente colocadas. As voltas seguintes ocorrem dentro do espaço aberto pela tábua do forro anterior. Últimos remates para fechar o primeiro forro do casco. Aplica-se cola no interior do casco para selar juntas e consolidar o forro. Intervala-se as áreas de a.
2º Curso de Iniciação e Desenvolvimento em Modelismo Naval. Concluído o forro do costado, aplica-se o forro do convés. Neste momento, o interior do navio continua parcialmente ocupado com o topo das balizas que deverá ser removido para dar lugar ao convés. Aplica-se um primeiro forro de madeira de marupa, semelhante ao do primeiro forro do costado. Este forro serve para garantir uma superfície lisa e desempolada para o segundo forro, em bét.
2º Curso de Iniciação e Desenvolvimento em Modelismo Naval. Na oficina do Núcleo Naval. Desenho e corte das peças. Primeiro e segundo forro do casco. Preparação e aplicação dos elementos do convés e do leme.