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Preparação e aplicação dos elementos do convés e do leme. As escarvas possibilitam uma ligação perfeita entre as peças da escoteira. Uns esquadros laterais enchem a altura entre as escoteiras e o talabardão e completam o acabamento da ré. Escotilhas central, da ré e da enora desenvolvidas segundo o mesmo princípio, com uma moldura interior. A construção do meio casco. Desenho e corte das peças.
A utilização de meios-cascos para definir e apurar a configuração geométrica dos navios é uma prática tão antiga como actual, apesar da inclusão cada vez maior das tecnologias de desenho bi e tridimensional na prática construtiva. Os modelos de meios-cascos são construídos a partir de um conjunto de pranchas sobrepostas. O desenho das secções horizontais do plano geométrico dá-nos a forma e a espessura de.
Modelo didáctico de uma canoa da picada, em construção, no estaleiro. 2 A construção do meio casco. 3 Desenho e corte das peças. 6 O forro do costado.
A primeira baliza a ser arvorada é a baliza mestra. As peças em U no interior das quais entra parte da apostura são coladas na prancha de MDF e permitem afinar longitudinal e lateralmente a posição do eixo da baliza. Verifica-se um erro no alinhamento dos embaraçamentos dos planos dianteiros das balizas na ré. Os topos dos braços estão a fazer uma inflexão para o eix.
Perspectiva geral sobre o trabalho com o modelo estrategicamente não concluído, de forma a tornar evidente a dinâmica arquitectónica da embarcação. Trata-se de uma homenagem ao esforço do carpinteiro de machado, agente sublime de um trabalho árduo e complexo que normalmente fica escondido debaixo do forro do casco e do convés. Os cabeços em pormenor atravessando o trincaniz. Não se colocou todas as tampas.
Uma vez que se trata de uma peça didáctica, pensou-se que toda a estrutura construtiva da embarcação deveria ser posta em evidência e que se deveria minimizar a amplitude representativa dos forros. A construção do meio casco. Desenho e corte das peças. Preparação e aplicação dos elementos do convés e do leme.
As goivas serviram para abrir o alefriz na roda que serve para acondicionar o topo das voltas do forro. Não se fez o alefriz na quilha, pois o modelo não é navegante e a tábua do resbordo pode ladear a quilha sem se encaixar, parcialmente, no interior da mesma, de modo a garantir a estanquicidade da construção. Os vaus têm uma fle.
Desenho e corte das peças. Cada baliza apresenta a forma geométrica das seções transversais do navio em toda a sua extensão. Peças constitutivas da baliza antes e após montagem. Cada baliza é composta por dois planos de madeiros com peças embaraçadas a preceito para que os topos não coincidam.
Uma vez que se trata de uma peça didáctica, pensou-se que toda a estrutura construtiva da embarcação deveria ser posta em evidência e que se deveria minimizar a amplitude representativa dos forros. A construção do meio casco. Desenho e corte das peças. Preparação e aplicação dos elementos do convés e do leme.
As goivas serviram para abrir o alefriz na roda que serve para acondicionar o topo das voltas do forro. Não se fez o alefriz na quilha, pois o modelo não é navegante e a tábua do resbordo pode ladear a quilha sem se encaixar, parcialmente, no interior da mesma, de modo a garantir a estanquicidade da construção. Os vaus têm uma fle.
Desenho e corte das peças. Cada baliza apresenta a forma geométrica das seções transversais do navio em toda a sua extensão. Peças constitutivas da baliza antes e após montagem. Cada baliza é composta por dois planos de madeiros com peças embaraçadas a preceito para que os topos não coincidam.
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Domingo, 31 de agosto de 2014. Ha sido una carrera fea y dura en la primera parte y preciosa y dura en la segunda. Como sucede aquí en los años pares, te suelen meter una enormidad de km para correr entre valles antes de entrar en materia con la verdadera montaña técnica. Sábado, 30 de agosto de 2014. Carlos me ha esperado un minuto antes de entrar y el rest.