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Preparação e aplicação dos elementos do convés e do leme. As escarvas possibilitam uma ligação perfeita entre as peças da escoteira. Uns esquadros laterais enchem a altura entre as escoteiras e o talabardão e completam o acabamento da ré. Escotilhas central, da ré e da enora desenvolvidas segundo o mesmo princípio, com uma moldura interior. A construção do meio casco. Desenho e corte das peças.
A utilização de meios-cascos para definir e apurar a configuração geométrica dos navios é uma prática tão antiga como actual, apesar da inclusão cada vez maior das tecnologias de desenho bi e tridimensional na prática construtiva. Os modelos de meios-cascos são construídos a partir de um conjunto de pranchas sobrepostas. O desenho das secções horizontais do plano geométrico dá-nos a forma e a espessura de.
Modelo didáctico de uma canoa da picada, em construção, no estaleiro. 2 A construção do meio casco. 3 Desenho e corte das peças. 6 O forro do costado.
A primeira baliza a ser arvorada é a baliza mestra. As peças em U no interior das quais entra parte da apostura são coladas na prancha de MDF e permitem afinar longitudinal e lateralmente a posição do eixo da baliza. Verifica-se um erro no alinhamento dos embaraçamentos dos planos dianteiros das balizas na ré. Os topos dos braços estão a fazer uma inflexão para o eix.
Sendo que o forro do convés não vai ser colocado para não ocultar pormenores construtivos enumera-se, de seguida, alguns dos trabalhos realizados sobre o convés, com a colocação da sarreta, das escoteiras e do talabardão. A construção do meio casco. Desenho e corte das peças. Preparação e aplicação dos elementos do convés e do leme.
Uma vez que se trata de uma peça didáctica, pensou-se que toda a estrutura construtiva da embarcação deveria ser posta em evidência e que se deveria minimizar a amplitude representativa dos forros. A construção do meio casco. Desenho e corte das peças. Preparação e aplicação dos elementos do convés e do leme.
As goivas serviram para abrir o alefriz na roda que serve para acondicionar o topo das voltas do forro. Não se fez o alefriz na quilha, pois o modelo não é navegante e a tábua do resbordo pode ladear a quilha sem se encaixar, parcialmente, no interior da mesma, de modo a garantir a estanquicidade da construção. Os vaus têm uma fle.
Desenho e corte das peças. Cada baliza apresenta a forma geométrica das seções transversais do navio em toda a sua extensão. Peças constitutivas da baliza antes e após montagem. Cada baliza é composta por dois planos de madeiros com peças embaraçadas a preceito para que os topos não coincidam.
Sendo que o forro do convés não vai ser colocado para não ocultar pormenores construtivos enumera-se, de seguida, alguns dos trabalhos realizados sobre o convés, com a colocação da sarreta, das escoteiras e do talabardão. A construção do meio casco. Desenho e corte das peças. Preparação e aplicação dos elementos do convés e do leme.
Uma vez que se trata de uma peça didáctica, pensou-se que toda a estrutura construtiva da embarcação deveria ser posta em evidência e que se deveria minimizar a amplitude representativa dos forros. A construção do meio casco. Desenho e corte das peças. Preparação e aplicação dos elementos do convés e do leme.
As goivas serviram para abrir o alefriz na roda que serve para acondicionar o topo das voltas do forro. Não se fez o alefriz na quilha, pois o modelo não é navegante e a tábua do resbordo pode ladear a quilha sem se encaixar, parcialmente, no interior da mesma, de modo a garantir a estanquicidade da construção. Os vaus têm uma fle.
Desenho e corte das peças. Cada baliza apresenta a forma geométrica das seções transversais do navio em toda a sua extensão. Peças constitutivas da baliza antes e após montagem. Cada baliza é composta por dois planos de madeiros com peças embaraçadas a preceito para que os topos não coincidam.
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