Date Range
Date Range
Date Range
Que habitam a parte rochosa do lago. São menores, mais ativos e agressivos. Usualmente herbívoros, alimentando-se basicamente de algas que crescem nas rochas e pequenos crustáceos. Pseudotropheus, Melanochromis, Labidochomis, Labeotropheus, Cynotilapia, Gephyrochomis, entre outros. Os principais são Utakas e Haplochromis. São maiores que os mbunas e que em sua maioria são onívoros. É um lago que está loc.
Tempo mínimo de duplicação da população inferior a 15 meses. Comem flocos, granulados, comidas congeladas de qualquer gênero e comida viva.
Acantonamento 10,11 e 12 de Dezembro.
Nenhum vínculo ocorre entre machos e fêmeas das espécies ao contrário de seus primos sul-americanos. Deve-se ter pelo menos uma proporção de três fêmeas para cada macho no tanque. Logo após a desova seguem caminhos próprios e somente a mãe vai cuidar dos ovos e alevinos. O local preferido de desova é uma pedra em um local coberto e isolado. Cuidam dos ovos dentro de sua própria boca.
O seu corpo é alto e lateralmente comprimido, tem a boca pontiaguda, característica do gênero. As barbatanas peitorais são amarelas, as barbatanas anal e a pélvica são azuladas. Os machos são ciclídeos petrícolas e as fêmeas tem comportamento conchícolas. Uns 7 cm e não caber nas conchas.
Essas espécies são ótimas para serem criadas em aquários com grande volume de água. Os Amphilophus são peixes grandes da família dos ciclideos da América Central. São onívoros e sua dieta consiste em plantas, moluscos e em peixes menores. Oferecer uma dieta nutricional diária equilibrada de proteínas animais e vegetais, pois, nativamente, tais espécimes caracterizam-se por ter hábitos onívoros. Amphilophus alfari Meek, 1907.